Dentro da Aeronave: as instruções de voo pré salto
Conheça as principais dicas e instruções antes de realizar um maravilhoso salto de paraquedas
O paraquedismo é um dos esportes radicais que mais cresceu e atraiu pessoas nos últimos tempos. No Brasil, fazer uma aula de paraquedismo tem sido o destino de muitos entusiastas da adrenalina que desejam sentir a emoção de voar, bem como aproveitar uma sensação única de liberdade.
E quem acha que para saltar de paraquedas precisa apenas de coragem para subir no avião e confiar no instrutor, está muito enganado. O paraquedismo envolve muita técnica e instruções que tornam o procedimento muito seguro aos envolvidos.
Por isso, preparamos um conteúdo abordando as instruções e os momentos que antecipam o salto. Confira, abaixo, as principais etapas que antecedem esse verdadeiro mergulho na aventura.
Treinamento básico e preparativos
O primeiro passo, ainda em terra firme, é entender um pouco sobre os itens básicos que compõem um salto. Nesse momento serão passadas as instruções sobre o embarque, a movimentação dentro da aeronave, a posição do corpo durante a queda livre, a navegação com o paraquedas já aberto e, finalmente, o pouso em segurança.
Vale lembrar que o instrutor será o responsável pela breve aula de paraquedismo que, além de dar a informação necessária para a segurança do salto, também irá possibilitar que você aproveite toda a experiência da melhor forma.
Com todas as informações passadas e memorizadas, é hora de embarcar na aeronave. A partir do embarque, todos os passageiros ficarão posicionados conforme a ordem do salto, o que deixará o processo mais organizado e seguro.
Decolagem do avião
Motores ligados, avião no céu e rumo ao ponto do lançamento. Nesse momento, uma viagem de 15 a 20 minutos levará todos para o melhor local do salto, onde a altitude média é de, aproximadamente, 4 mil metros. Até lá, todos devem permanecer na posição designada e aproveitar o momento para relaxar e repassar as últimas informações com o instrutor.
Nessa hora, é normal que um pouco de medo apareça, mas nada que deve fazê-lo desistir do mergulho em queda livre. Aproveite a viagem para curtir a aventura com os outros participantes.
O salto para um momento inesquecível
Quando o avião atingir a 12 mil pés, seu instrutor irá avisar que a tão esperada hora chegou. Assim, a porta do avião será aberta e uma luz verde irá indicar a liberação para o salto. Com todos posicionados, e respeitando a ordem estipulada ainda em terra firme, é hora de saltar e viver uma aventura inesquecível!
O que mais é preciso saber antes de saltar?
Todo o processo até o salto de paraquedas é bem simples, com poucos passos a serem realizados. No entanto, outras questões costumam deixar os iniciantes inquietos, principalmente em relação à segurança.
Portanto, vamos tirar as principais dúvidas – que serão informadas pelo instrutor, ainda em terra firme – para que nenhuma situação atrapalhe seu momento de radicalizar.
Vamos lá:
E se o paraquedas não abrir?
Atualmente, a tecnologia para paraquedismo tem evoluído bastante. Desde o equipamento para o salto de paraquedas até o avião que permite um salto tranquilo e sem sustos, tudo que envolve o esporte é bastante confiável.
Mas, se algo acontecer ainda na queda, existem dispositivos extras para que todos fiquem em segurança. O paraquedas reserva, por exemplo, é aberto automaticamente se o principal não abrir. E para garantir que o “plano B” está ativado, várias verificações de segurança são realizadas antes da decolagem do avião.
Portanto, não há o que se preocupar nesse quesito.
Quais as restrições que devo saber antes do salto?
Durante a aula de paraquedismo, o instrutor irá avisar bem detalhadamente sobre as restrições do salto. Na verdade, elas são bem simples:
- O salto é destinado apenas para pessoas acima dos 14 anos com autorização dos pais;
- Pessoas com mais de 99 kg precisam de autorização do instrutor para saltar;
- Atividades de mergulho não podem ter sido realizadas nas últimas 24 horas antes do salto;
- Pessoas gripadas não são aconselhadas a prosseguir com a prática do paraquedismo;
- Não é permitido ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas antes do salto;
- Não é recomendado saltar de estômago vazio, para evitar náuseas e desmaios;
- Em caso de tempo ruim, o instrutor irá avisá-lo se é seguro saltar.
Com tudo bem esclarecido, é só curtir o momento!
Leia mais no blog: Contato com a natureza: os benefícios do salto de paraquedas!
A aula de paraquedismo vai tornar tudo melhor!
Um dos objetivos da aula de paraquedismo é esclarecer os principais pontos que fazem as pessoas desistirem. Por isso, ela é fundamental para tirar dúvidas – como fizemos aqui – e mostrar que o salto de paraquedas é extremamente seguro.
Com isso em mente, aproveite o momento de saltar de paraquedas para curtir a vista, contemplar a natureza e relaxar. Por mais que a adrenalina seja dominante nessa hora, a tranquilidade de voar e se perceber como um pequeno pedaço do planeta é única.
Portanto, deixe todos os medos em terra firme e contemple uma das aventuras mais prazerosas da sua vida.
Postagens Relacionadas