Como funciona a dobragem de paraquedas e sua importância
Descubra como a dobragem de paraquedas é uma das etapas mais importantes dentro da prática do esporte radical
O paraquedas é o principal componente dentro do paraquedismo e, quanto a isso, não há nenhum tipo de discussão. E essa importância é tamanha, que existem vários procedimentos para cuidar bem do item, como é o caso da dobragem de paraquedas.
Esse processo consiste em técnicas eficientes para dobrar o objeto corretamente, manter sua conservação e criar as condições necessárias para que ele funcione quando acionado. Portanto, a dobragem se torna algo fundamental dentro da prática do paraquedismo.
Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo até o final do artigo que preparamos!
A importância da dobragem de paraquedas
Obviamente, como principal elemento do salto, o paraquedas precisam funcionar perfeitamente durante um mergulho em queda livre. Mesmo com um item reserva, é esperado que o paraquedas principal abra normalmente ao ser acionado, proporcionando o conforto e segurança dos paraquedistas, iniciantes ou não.
Dessa forma, todo o processo de conservação do objeto é feito de maneira proativa, onde as manutenções preventivas garantem que tudo irá ocorrer conforme o previsto.
E as inspeções são tão levadas a sério, que existem profissionais exclusivamente dedicados à dobragem de paraquedas: os famosos profissionais “riggers”.
Na verdade, a profissão se divide em alguns cargos com diferentes funções, para garantir ainda mais a segurança dos paraquedistas e do esporte como um todo.
Leia mais no blog: Quais as partes de um paraquedas?
O que é o Rigger e qual sua função?
Rigger é nome em inglês para os profissionais da área de inspeção, manutenção, implantação e desenvolvimento de paraquedas – dependendo do nível do cargo. No Brasil, o termo pode ser conhecido como “dobradores de reservas” ou apenas “dobradores”.
Na prática, o trabalho do Rigger divide-se em 3 outras funções, conforme o grau de treinamento e competência adquiridos ao longo da carreira.
Recertificador de sistema
O Recertificador de Sistema é o “segundo nível” de um dobrador de reserva. Ele pode e deve executar a inspeção total de um paraquedas e, caso nenhum erro seja encontrado, assinar o atestado para uso seguro. Além disso, o recertificador de sistemas não pode fazer nenhum tipo de reparo nos paraquedas.
Técnico Sênior
O próximo nível da carreira do Rigger, já atuando como Recertificador de Sistema, é o Técnico Sênior, que é o profissional capaz de executar a inspeção total de um paraquedas, assim como realizar pequenos reparos, desde que estes não afetem a aeronavegabilidade ou a usabilidade do paraquedas.
Técnico Master
O nível Técnico Master é o ponto mais alto da carreira do Rigger, onde o profissional tem total liberdade de inspeção e reparo de partes. Indo além, o Técnico Master pode fabricar qualquer item do paraquedas, sendo o especialista mais habilitado da categoria.
Sua capacidade de atuação equivale a um engenheiro de paraquedas, sendo que toda a formação para atingir esse nível, normalmente, demora em torno de 10 anos.
Os atletas podem fazer a dobragem de paraquedas?
Os paraquedistas profissionais são incentivados a realizar a dobragem de paraquedas, no entanto, isso só pode ser realizado na peça principal. Por normas de segurança e obrigações da categoria, apenas um Rigger capacitado pode realizar a inspeção do paraquedas reserva, bem como atuar na dobragem e redobragem do mesmo.
Esse procedimento garante mais segurança durante o voo, já que o paraquedista terá um especialista dedicado apenas para a manutenção do paraquedas reserva, que não pode falhar quando acionado. Assim, o Rigger pode garantir a total segurança do atleta durante o salto.
Como é feito o processo de dobragem?
De forma básica, a dobragem de paraquedas ocorre em 4 passos, que podem ser conferidos a seguir:
- As cordas são bem esticadas para que a dobragem seja realizada da melhor forma possível;
- As bocas do paraquedas são dobradas de modo uniforme;
- Uma sequência de dobras irá finalizar a dobragem do paraquedas. Esse procedimento precisa ser realizado por total e de modo bem rigoroso;
- O paraquedas precisa ser encaixado com certa folga na mochila, para não complicar o acionamento e funcionamento durante a queda livre.
A partir desses 4 passos básicos, a dobragem de paraquedas tem validade de 6 meses. Atingido esse prazo, é necessário realizar uma inspeção minuciosa para verificar se alguma parte não foi danificada. Após a nova redobragem, o paraquedas já está disponível para uso.
Viva a emoção do paraquedismo
Saltar de paraquedas é uma emoção e tanto. Seja em família ou em um salto radical com amigos, é certo que a adrenalina percorrendo o corpo, além da sensação de liberdade e paz geram momentos verdadeiramente inesquecíveis.
E todos esses sentimentos só podem ser proporcionados pelos profissionais que atuam no paraquedismo. São eles que garantem toda a segurança do esporte e transformam o que poderia ser um evento perigoso em um momento inesquecível e seguro.
Portanto, aproveite a crescente popularidade do esporte para embarcar e desafiar os limites do corpo. Podemos garantir que a experiência será única ao saltar de paraquedas em todos os aspectos.
Postagens Relacionadas