Como é saltar de paraquedas de um balão?
Você já pensou na possibilidade de realizar um salto de paraquedas de balão? Isso mesmo, um salto onde o avião dá lugar ao balão e proporciona um novo jeito de se aventurar no paraquedismo.
Esse jeito diferente de saltar de paraquedas tem chamado a atenção de iniciantes e atletas profissionais, justamente pela experiência diferente que essa modalidade de paraquedismo oferece. Assim, o uso do balão para o salto tem sido procurado por muitas pessoas nos últimos anos.
Quer conhecer mais sobre o assunto? Confira as vantagens que o salto de paraquedas de balão tem para oferecer em relação ao estilo tradicional. Entenda como funciona, as diferenças, os requisitos e muito mais!
Como funciona o salto de paraquedas de balão?
A mecânica do salto de paraquedas de balão é bem parecida com a do estilo tradicional, a partir de um avião. As exceções ficam por conta do meio de transporte – o balão em si – e dos requisitos para o salto, onde o atleta precisa estar, pelo menos, na categoria B do esporte.
A categoria B, segundo a CBPQ (Confederação Brasileira de Pára-Quedismo) contempla o salto de balão, desde que o habilitado tenha realizado em sua carreira, pelo menos, 100 saltos. Com esse requisito atingido, é possível se aventurar para essa modalidade de paraquedismo.
Isso acontece por uma característica de funcionamento do meio de transporte usado para o salto. Como o balão voa horizontalmente e de acordo com a força do vento, o piloto do balão não consegue garantir a posição ideal para que o salto seja realizado.
Dessa forma, o atleta precisa ter condições de pousar em terrenos além da restrita com a máxima segurança possível.
O momento do salto
O momento de saída do cesto do balão é bem diferente do momento de saída no avião. No primeiro caso, como o balão está praticamente parado no céu, acontece um tipo de vácuo ao realizar o salto, o que resulta em uma sensação única de queda.
Já no segundo caso, com o salto acontecendo a partir de um avião, os ventos fortes de 160 km já mostram um pouco do que está por vir – considerando os últimos instantes antes da saída do mesmo.
Portanto, apesar de ambos serem saltos de paraquedas, as experiências são bem diferentes na prática, o que faz o salto de balão chamar a atenção de atletas mais velhos na área – e acostumados com a adrenalina.
Requisitos para o voo do balão e a realização do salto
O salto de paraquedas de balão é uma modalidade tão restrita, que é preciso obedecer a alguns requisitos para que todos os procedimentos aconteçam em plena segurança.
Assim, o voo do balão precisa iniciar às 6h, já que a estabilidade meteorológica nesse momento é maior e isso dá mais condições para chegar na altitude necessária para o salto.
Sobre a altitude e vento, o ideal é que o balão esteja entre 8.000 e 12.000 pés – para salto duplo –, e 5.000 e 12.000 pés – para salto individual. No caso do vento, a faixa de segurança acontece entre 10 até 15 km/h no solo.
No mais, alguns voos acontecem também no final da tarde, desde que a estação do ano seja o inverno, onde as condições climáticas são mais favoráveis para todo o procedimento, bem como a segurança dos envolvidos.
Por último, o salto de paraquedas de balão só pode ser realizado com agendamento prévio, conforme disponibilidade da escola de paraquedismo.
Por depender de condições climáticas, e também de preparação do balão, é preciso um planejamento especial para que a aventura possa acontecer.
Leia também: Rolê Com A Galera? Saiba As Vantagens De Fechar Uma Data Em Grupo Para Saltar De Paraquedas
Conheça o salto de paraquedas de balão
Mesmo que seja uma modalidade mais restrita, o salto de paraquedas a partir de um balão é uma experiência incrível, seja pelas características do salto ou pela exclusividade que esse salto representa, já que nem toda escola de paraquedismo oferece essa opção.
Além disso, a necessidade de pertencer à categoria B faz com que os atletas estejam realmente engajados com essa possibilidade, já que é um caminho bem longo até atingir o número de saltos mínimos obrigatórios para essa modalidade e, assim, adquirir experiência no paraquedismo.
Independente disso, viver essa aventura é algo inesquecível. Bem como o paraquedismo tradicional, saltar de paraquedas a partir de um balão vai possibilitar que você viva a emoção e adrenalina do salto, em conjunto com um maravilhoso voo de balão até a altitude mínima para viver essa aventura.
Ficou interessado? Não perca tempo e vá atrás dessa adrenalina!
Postagens Relacionadas