Como o paraquedista sabe a hora de abrir o paraquedas?
Descubra como funciona a moderna tecnologia responsável pelo acionamento dos paraquedas atuais
Você já parou para pensar como o funcionamento do paraquedas acontece? Mais especificamente, você já se perguntou como o paraquedista sabe o momento certo para abrir o paraquedas durante a queda livre?
Graças à evolução da tecnologia, o paraquedismo conta com diversos equipamentos para ajudar a dar ainda mais segurança para o esporte radical. Mesmo sendo muito seguro, essa evolução do paraquedismo é bem-vinda e ajuda a trazer mais adeptos e interessados para experimentar a queda livre.
Assim, as tecnologias que ajudam no funcionamento do paraquedas reduzem a possibilidade de acidentes e, de quebra, permitem que os praticantes aproveitem o salto plenamente, o que deixa a atividade ainda melhor.
Quer saber como os paraquedistas abrem os paraquedas nos dias atuais? Então, confira o conteúdo sobre o assunto, logo abaixo. Continue lendo até o final!
Conhecendo o altímetro digital
O altímetro digital é um dispositivo usado pelos paraquedistas, normalmente preso no braço esquerdo, que exibe a altitude atual. Através dessas informações, os experientes atletas sabem qual é o momento exato – e seguro – para realizarem a abertura do paraquedas.
No entanto, existem outros modelos que ficam presos na parte interna do capacete, cuja função é emitir um aviso sonoro ao atingir determinadas altitudes. Dessa forma, o paraquedista pode aproveitar mais o salto, já que não é necessário monitorar o dispositivo frequentemente.
Independente do modelo, o funcionamento consiste na análise da pressão atmosférica e velocidade de queda, que possibilitam um cálculo preciso do momento ideal que o paraquedas precisa ser aberto.
DAA (Dispositivo de Abertura Automática) é mais segurança para o salto
O DAA, Dispositivo de Abertura Automática, é um altímetro digital e velocímetro que, da mesma forma que o dispositivo anterior, estabelece uma relação entre altitude e velocidade para estipular uma altura mínima de abertura do paraquedas.
Sua invenção foi revolucionária para o esporte, pois permitiu que muitos acidentes fossem evitados por falhas do equipamento e do atleta durante o salto. Assim, o dispositivo atua como medida de segurança para proporcionar uma descida suave e, dessa forma, preservar a vida.
Desse modo, se o paraquedista enfrentar problemas no salto, tal como desmaios ou demora para acionamento, ao chegar na altitude pré-determinada o paraquedas reserva é acionado automaticamente.
Leia também: Quais são as partes de um paraquedas?
Como era o funcionamento do paraquedas no passado?
Os paraquedas mais antigos, como os utilizados na Segunda Guerra Mundial, não possuíam a tecnologia atual para auxiliar a abertura e navegação pelo céu. Naquela época, o equipamento funcionava, apenas, para suavizar a queda, sendo que o controle sobre o pouso era mínimo e dependia muito das condições climáticas.
Inclusive, no caso da Segunda Guerra Mundial, podemos observar que o formato do equipamento era diferente do que temos hoje. À época, os paraquedas eram redondos e difíceis de manusear. Além disso, os saltos eram realizados de altitudes bem menores do que as práticas atuais.
No entanto, para o propósito que foram criados, os paraquedas daquela época funcionavam muito bem. Assim, logo após o salto, o soldado paraquedista já acionava manualmente o dispositivo para abertura do mesmo, já que não tinha nenhum tipo de equipamento para auxiliá-lo em relação à altitude.
Acionamento manual é destinado para paraquedistas experientes
Apesar de o altímetro digital ser um grande auxílio para o funcionamento do paraquedas e da queda livre em si, a opção de abertura manual do velame é restrita para atletas experientes e que já realizaram diversos cursos e saltos de paraquedas.
Isso acontece para a própria segurança da atividade, pois é necessário transmitir o máximo de segurança para os praticantes. Assim, quem está iniciando na prática do esporte dificilmente terá a oportunidade, tão cedo, de saltar e abrir seu paraquedas manualmente.
No entanto, a boa notícia é que os cursos de paraquedismo permitem o aperfeiçoamento da prática até o momento que seja possível saltar sem um instrutor e, melhor, realizar a abertura manual do paraquedas durante a queda livre.
Gostou do conteúdo? Então, é hora de agendar seu salto de paraquedas!
Agora que você já conhece mais sobre o funcionamento do paraquedas, é hora de aproveitar para se aprimorar no esporte e saltar até ficar experiente na atividade. Para isso, existem várias escolas com instrutores supercapacitados para te acompanhar por essa jornada empolgante.
Dessa maneira, o desafio de saltar de paraquedas só irá ficar melhor com o tempo, onde você poderá ganhar experiência para experimentar novas modalidades de salto, buscando viver, cada dia mais, aventuras mais intensas. Aproveite!
Postagens Relacionadas