Dia da velocidade: Saiba mais sobre essa data e sua relação com o paraquedismo
Se você gosta de ação e aventura, provavelmente vai gostar de saber que no dia 9 de setembro é comemorado o Dia da Velocidade!
Para os amantes da adrenalina, a velocidade combinada aos esportes é capaz de proporcionar uma sensação única que muitas pessoas sequer conseguem explicar.
Isso porque, a maioria dos esportes considerados radicais que envolvem uma boa dose de velocidade – como por exemplo o voo livre, mountain bike, skate e até mesmo o paraquedismo – são capazes de aumentar a adrenalina no corpo humano e liberar endorfina responsável pela sensação de bem-estar.
Neste sentido, se você também é chegado nesse tipo de atividade e não abre mão de ter um um pouco de velocidade no seu dia, que tal comemorar o dia da velocidade praticando algum esporte que a envolva?
A seguir, vamos te apresentar algumas opções para aproveitar para sentir a adrenalina pulsando nas suas veias. Acompanhe!
Antes, um pouquinho de história…
Em dicionário, velocidade é definida como ‘movimentos velozes’ e, quando pensamos na palavra, automaticamente já vem na nossa cabeça a relação com agilidade e rapidez.
Muitos, associam o termo aos carros velozes nas pistas de corrida, outros, nos modernos aviões e trens que chegam a velocidades impressionantes.
Há ainda, quem pense logo na velocidade da luz, sendo ela a mais rápida de todas – pode chegar a 300 mil quilômetros por segundo.
No entanto, a velocidade pode estar relacionada a diversos aspectos da nossa vida, que vão desde uma simples atividade física como andar de bicicleta, até mesmo um espirro humano (este, que pode chegar a 160 km/h).
De fato, esse conceito está presente até mesmo no que não podemos ver, sendo um importante aliado no dia a dia.
A velocidade e os esportes radicais
Muitos esportes radicais estão diretamente ligados a velocidade, que são considerados radicais, justamente pelo alto grau de risco físico envolvido nas atividades.
Basicamente, os esportes radicais se subdividem em duas principais categorias: os esportes radicais de aventura e os de ação.
Normalmente, os que envolvem velocidade se enquadram mais na segunda alternativa, uma vez que os primeiros estão mais relacionados a habilidades desenvolvidas no movimento e deslocamento e na resistência.
Hoje, apresentaremos para você os principais esportes que envolvem velocidade. Acompanhe a seguir
Mountain Bike
Modalidade do ciclismo criada nos anos 70, o mountain bike é praticado em estradas de terra, trilhas, montanhas, nos parques e até na cidade.
Embora o esporte esteja ligado a altas velocidades, ele também envolve uma série de outras habilidades que o deixam ainda mais interessante. Resistência e concentração são bons exemplos quando falamos em mountain bike.
Surf
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o surf trabalha uma série de habilidades que também incluem a velocidade.
Na prática do esporte, são envolvidas tanto a velocidade da onda, quanto da remada do surfista, promovendo mais adrenalina para quem está na onda.
Skate
Outro esporte radical que não poderia deixar de aparecer nessa lista, o skate é bem popular entre os jovens e é capaz de proporcionar adrenalina, justamente pela velocidade alcançada nas mega rampas.
Para se ter uma ideia, o recorde mundial de velocidade em cima de um skate é de 130 km/h!
Voo livre
Trata-se de um esporte radical de voo não motorizado que utiliza as térmicas (atividade térmica e do vento na Camada limite atmosférica) para alcançar até 100 km/h!
É adrenalina pura para quem não abre mão da sensação de liberdade!
Paraquedismo
O paraquedismo é um esporte que envolve o salto livre de um ponto fixo ou em movimento, com o auxílio de um paraquedas.
A prática que surgiu por volta de 1306, ganhou o mundo e hoje é considerada uma das formas mais radicais de adrenalina.
O salto de paraquedas se tornou tão popular, que conquistou pessoas de diferentes idades, que desejam realizar o curso para se tornar profissional do esporte.
Com uma velocidade em queda livre (enquanto o paraquedas ainda está fechado) de até 200km/h é uma das formas mais radicais de comemorar o dia da velocidade, aproveitando essa data comemorativa em grande estilo!
Postagens Relacionadas