Página Inicial Curiosidades sobre avião para salto de paraquedas

Curiosidades sobre avião para salto de paraquedas

Listamos 15 coisas para se fazer antes dos 30 em nosso blog. Já saltou de paraquedas? Veja essa e outras sugestões!

Escrito por apiki
paraquedismoskycompany

Qual o tipo de avião para salto de paraquedas? Como é o processo antes da queda livre? Vamos descobrir tudo no artigo a seguir

Pular de paraquedas já exige muita coragem por si só, mas o que muitas pessoas não sabem é que a adrenalina começa a partir do momento em que subimos no avião. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre qual o tipo de avião para salto de paraquedas.

Já falamos a respeito da altura de um salto de paraquedas. Então se você já conferiu esse artigo, sabe que ela pode variar de 10 a 12.000 pés acima do solo.

Se você ainda não conferiu, não tem problema! Falaremos um pouco mais sobre isso, mas o foco será especificamente nos tipos de aviões utilizados nos saltos de paraquedas. Será que você sabe o que acontece no avião?

Qual o tamanho das aeronaves?

Geralmente os aviões usados para o paraquedismo são pequenos quando comparados a outros tipos de aeronaves, mas isso também depende do porte da empresa e de quantas pessoas vão pular.

Alguns modelos conseguem comportar até 20 passageiros, mas o tempo de subida independe da quantidade de pessoas, durando apenas 15 segundos. Passar de 0 a 10.000 pés em 15 segundos é uma adrenalina e tanto!

O processo antes do salto

Quem nunca saltou de paraquedas geralmente tem a impressão de que durante o voo os passageiros não costumam conversar entre si, mas isso não é verdade. Inclusive, muito pelo contrário: é nesse momento que as instruções são repassadas.

Os instrutores costumam revisar as etapas do salto para tranquilizar mais os participantes e para mantê-los mais relaxados e preparados para o momento de pular.

Algumas instruções estão relacionadas aos movimentos que você deverá realizar, além dos sinais que serão utilizados para a comunicação durante o salto, e é importante estar sempre atento(a) aos sinais passados por seu instrutor.

Resumidamente, o processo antes do salto funciona da seguinte maneira:

  • Quando o avião atinge 8.000 pés, o instrutor se prende ao seu cinto;
  • Aos 10.000 pés, você e ele começarão a se aproximar mais da saída;
  • Quando chegarem mais perto da porta do avião, você terá que cruzar os braços sobre o peito, levantar os pés, se pendurar no instrutor e encostar a cabeça no ombro dele;
  • Nesse momento, é possível que ele se incline para fora da porta aberta para conseguir enxergar o chão;
  • Depois disso, você entrará na zona de queda, então, se inicia a transição do momento em que você está perto de saltar do avião para o início da queda livre.

Sobre o avião monomotor

Agora que você já sabe qual o processo antes da queda livre, vamos explicar um pouco mais sobre um dos tipos de avião para salto de paraquedas: o monomotor.

Considerado um dos modelos mais populares do mercado, o avião monomotor com paraquedas oferece toda a praticidade de um monomotor, aliada com toda a segurança que o paraquedas oferece (isso também inclui os casos de emergência).

Também já falamos algumas curiosidades sobre a produção do paraquedas, se você ainda tem algum receio a respeito da segurança que o salto tem, pode ser interessante conferir esse artigo!

Quer agendar seu salto?
Fale com a gente no whatsapp!

Agendar meu salto

Voltando ao avião monomotor, devemos destacar que ele também é recomendado para viagens pessoais, sendo uma boa alternativa para quem precisa realizar voos rápidos com cronogramas mais restritos.

Características do avião monomotor

Características de um avião para salto de paraquedas

O modelo Cirrus 22T é um dos modelos mais vendidos no Brasil e possui capacidade para transportar quatro passageiros e um piloto.

O avião monomotor com paraquedas Cirrus 22T é composto por um motor continental TSIO-550-K 315 HP TURBOCHARGED e airbags nos cintos de segurança (assentos dianteiros), que garante a segurança dos passageiros.

Além disso, o Cirrus 22T possui outras características, citaremos apenas as 5 principais e de mais fácil entendimento:

  1. Presença do ELT 406 – um Transmissor Localizador de Emergência;
  2. Altura máxima de operação de 25,000 ft;
  3. Velocidade máxima de cruzeiro de 213 KTAS (394 km/h);
  4. Velocidade de Estol com flaps de 60 KCAS;
  5. Luzes de conveniência exterior e interior, e luzes de iluminação de superfície;

Cessna 208 Caravan

O Cessna 208 é um modelo muito propício para os saltos de paraquedas, mas para que ele seja mais ágil, são feitas algumas mudanças, e a vantagem de ter um motor mais potente é poder carregar mais paraquedistas.

Características principais do Cessna 208:

  1. Possui um motor 1x Pratt Whitney PT6A 675 shp (Blackhawk PT6A-42A 850 shp);
  2. Velocidade de cruzeiro de 344 km/h;
  3. O peso máximo de decolagem é de 3.538kg;
  4. Autonomia: 1.982 km;
  5. Teto operacional: 25.000 pés (7.600m).

Lembrando que essas informações correspondem especificamente a esse modelo de avião para salto de paraquedas.

Por fim, é claro que há outros tipos de aviões específicos para pular de paraquedas, mas o mais importante é se certificar de que você estará com instrutores preparados, equipamentos de qualidade e um avião homologado pela ANAC.

Ainda tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre o avião para salto de paraquedas? Então entre em contato com a Sky Company!

Os equipamentos de paraquedismo da escola são todos de última geração, passam por manutenção com frequência e seguem todos os requisitos exigidos pelas normas da CBPQ e USPA. Além disso, também obedecem rigorosamente as recomendações dos fabricantes de todos os equipamentos.

Agende seu salto com a Sky Company e conheça de perto o avião que fará esse dia ser inesquecível para você!

apiki

Palavras-chave

  • coisas para fazer antes dos