Curiosidades sobre avião para salto de paraquedas
Qual o tipo de avião para salto de paraquedas? Como é o processo antes da queda livre? Vamos descobrir tudo no artigo a seguir
Pular de paraquedas já exige muita coragem por si só, mas o que muitas pessoas não sabem é que a adrenalina começa a partir do momento em que subimos no avião. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre qual o tipo de avião para salto de paraquedas.
Já falamos a respeito da altura de um salto de paraquedas. Então se você já conferiu esse artigo, sabe que ela pode variar de 10 a 12.000 pés acima do solo.
Se você ainda não conferiu, não tem problema! Falaremos um pouco mais sobre isso, mas o foco será especificamente nos tipos de aviões utilizados nos saltos de paraquedas. Será que você sabe o que acontece no avião?
Qual o tamanho das aeronaves?
Geralmente os aviões usados para o paraquedismo são pequenos quando comparados a outros tipos de aeronaves, mas isso também depende do porte da empresa e de quantas pessoas vão pular.
Alguns modelos conseguem comportar até 20 passageiros, mas o tempo de subida independe da quantidade de pessoas, durando apenas 15 segundos. Passar de 0 a 10.000 pés em 15 segundos é uma adrenalina e tanto!
O processo antes do salto
Quem nunca saltou de paraquedas geralmente tem a impressão de que durante o voo os passageiros não costumam conversar entre si, mas isso não é verdade. Inclusive, muito pelo contrário: é nesse momento que as instruções são repassadas.
Os instrutores costumam revisar as etapas do salto para tranquilizar mais os participantes e para mantê-los mais relaxados e preparados para o momento de pular.
Algumas instruções estão relacionadas aos movimentos que você deverá realizar, além dos sinais que serão utilizados para a comunicação durante o salto, e é importante estar sempre atento(a) aos sinais passados por seu instrutor.
Resumidamente, o processo antes do salto funciona da seguinte maneira:
- Quando o avião atinge 8.000 pés, o instrutor se prende ao seu cinto;
- Aos 10.000 pés, você e ele começarão a se aproximar mais da saída;
- Quando chegarem mais perto da porta do avião, você terá que cruzar os braços sobre o peito, levantar os pés, se pendurar no instrutor e encostar a cabeça no ombro dele;
- Nesse momento, é possível que ele se incline para fora da porta aberta para conseguir enxergar o chão;
- Depois disso, você entrará na zona de queda, então, se inicia a transição do momento em que você está perto de saltar do avião para o início da queda livre.
Sobre o avião monomotor
Agora que você já sabe qual o processo antes da queda livre, vamos explicar um pouco mais sobre um dos tipos de avião para salto de paraquedas: o monomotor.
Considerado um dos modelos mais populares do mercado, o avião monomotor com paraquedas oferece toda a praticidade de um monomotor, aliada com toda a segurança que o paraquedas oferece (isso também inclui os casos de emergência).
Também já falamos algumas curiosidades sobre a produção do paraquedas, se você ainda tem algum receio a respeito da segurança que o salto tem, pode ser interessante conferir esse artigo!
Voltando ao avião monomotor, devemos destacar que ele também é recomendado para viagens pessoais, sendo uma boa alternativa para quem precisa realizar voos rápidos com cronogramas mais restritos.
Características do avião monomotor
O modelo Cirrus 22T é um dos modelos mais vendidos no Brasil e possui capacidade para transportar quatro passageiros e um piloto.
O avião monomotor com paraquedas Cirrus 22T é composto por um motor continental TSIO-550-K 315 HP TURBOCHARGED e airbags nos cintos de segurança (assentos dianteiros), que garante a segurança dos passageiros.
Além disso, o Cirrus 22T possui outras características, citaremos apenas as 5 principais e de mais fácil entendimento:
- Presença do ELT 406 – um Transmissor Localizador de Emergência;
- Altura máxima de operação de 25,000 ft;
- Velocidade máxima de cruzeiro de 213 KTAS (394 km/h);
- Velocidade de Estol com flaps de 60 KCAS;
- Luzes de conveniência exterior e interior, e luzes de iluminação de superfície;
Cessna 208 Caravan
O Cessna 208 é um modelo muito propício para os saltos de paraquedas, mas para que ele seja mais ágil, são feitas algumas mudanças, e a vantagem de ter um motor mais potente é poder carregar mais paraquedistas.
Características principais do Cessna 208:
- Possui um motor 1x Pratt Whitney PT6A 675 shp (Blackhawk PT6A-42A 850 shp);
- Velocidade de cruzeiro de 344 km/h;
- O peso máximo de decolagem é de 3.538kg;
- Autonomia: 1.982 km;
- Teto operacional: 25.000 pés (7.600m).
Lembrando que essas informações correspondem especificamente a esse modelo de avião para salto de paraquedas.
Por fim, é claro que há outros tipos de aviões específicos para pular de paraquedas, mas o mais importante é se certificar de que você estará com instrutores preparados, equipamentos de qualidade e um avião homologado pela ANAC.
Ainda tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre o avião para salto de paraquedas? Então entre em contato com a Sky Company!
Os equipamentos de paraquedismo da escola são todos de última geração, passam por manutenção com frequência e seguem todos os requisitos exigidos pelas normas da CBPQ e USPA. Além disso, também obedecem rigorosamente as recomendações dos fabricantes de todos os equipamentos.
Agende seu salto com a Sky Company e conheça de perto o avião que fará esse dia ser inesquecível para você!
Postagens Relacionadas