Conheça o campeonato de paraquedismo e os pré-requisitos para participar
Já pensou em participar de um campeonato de paraquedismo? Conheça aqui as principais disputas nacionais deste esporte e veja como participar!
Você já pensou em se tornar um atleta e participar de um campeonato de paraquedismo? Para muitos, o desafio exige coragem e, ao mesmo tempo, muito estudo e prática. Mas, toda realização começa com um primeiro passo, não é?
Neste conteúdo, reunimos as principais categorias e os campeonatos brasileiros com maior destaque no país, assim como o que fazer para entrar na disputa. Confira!
7 Modalidades do paraquedismo
Antes de falarmos sobre os campeonatos de paraquedismo no Brasil, é interessante conhecer as principais modalidades do esporte. Isso porque, além do salto tradicional de paraquedas, existem outras maneiras de saltar. Quer ver quais? Então, confira:
Base Jumping
Considerada uma das modalidades mais radicais do paraquedismo, já que o atleta salta de locais alternativos, e não de um avião. Por exemplo, prédios, antenas e montanhas.
Por se tratar de um tempo curto entre o salto e a abertura do paraquedas, somente atletas mais experientes participam dessa modalidade. Em 1970, Don Bouler foi o primeiro atleta da categoria, saltando de uma ponte a 321 metros de altura, no Colorado.
Skysurf
Como diz o nome, esta categoria une o paraquedismo ao surfe. Afinal, durante o salto, o atleta manobra com uma prancha de surf, como se estivesse, literalmente, surfando entre as nuvens.
Para participar da categoria é preciso de dois atletas, o skysurfer, que realizará as manobras com a prancha e o câmera flyer, que deverá filmar todas as ações do paraquedista surfando nos céus.
Em campeonatos, a qualidade dos vídeos também conta no desempenho da equipe.
ASL – Accelerate Static Line
Essa modalidade se trata de um treino para paraquedistas em formação, já que o atleta, ao saltar, fica conectado a uma espécie de fita. Assim, quando solta, destrava o equipamento e inicia a abertura do paraquedas.
Big Ways – Grandes Formações
Para ser considerado um Big Ways, é necessário, ao menos, 30 paraquedistas no céu. Por isso, a categoria é bastante desafiadora, já que é difícil reunir tantos atletas para a formação resultante em um visual impressionante.
Em 1998, em Chicago, 246 bateram o recorde com maior Big Way já feito. Para isso, precisaram se manter na formação, ao menos, por 3 segundos inteiros.
Swooping – Pouso de alta performance
Com várias categorias, o Swooping consiste na habilidade de pousar. Ou seja, a prática de dominar a arte de chegar ao chão com perfeição em paraquedas de alta velocidade, percorrendo um corredor delimitado por bandeiras.
Embora faça parte de uma modalidade do paraquedismo, a maior parte da competição acontece no chão, já que se trata dos pousos. Por conta disso, também atrai muito o público que consegue visualizar mais fácil as fantásticas habilidades dos pilotos.
Formação em Queda Livre
Trata-se da modalidade mais praticada no paraquedismo e possui diversas categorias, como a 2-way, 4-way e 8-way. Isto é, o número significa a quantidade de atletas que participam no salto de paraquedas e realizam as formações do céu.
Além disso, uma câmera flyer precisa acompanhar a equipe para registrar todo o desempenho dos paraquedistas no céu. Em algumas competições, o objetivo é fazer o maior número possível de formações.
Campeonato de Paraquedismo – Conheça os principais
Embora o esporte não conte com tanto incentivo no país, ainda assim, existem muitas competições nacionais de sucesso, onde é possível apreciar o talento de grandes atletas do paraquedismo em diferentes modalidades.
Então, conheça a seguir os principais campeonatos de paraquedismo no Brasil:
Campeonato Brasileiro de Paraquedismo
Trata-se do maior campeonato de paraquedismo no Brasil. Além de ser uma grande oportunidade de visibilidade internacional para vários atletas, é por meio dele que se escolhe os paraquedistas que representarão o país nas competições internacionais.
Em 1964, ocorreu sua primeira edição com o Luiz Olyntho Teixeira como campeão. O atleta continua em atividade, o mais antigo paraquedista no Brasil e na América Latina.
Campeonato Brasileiro de Formação em Queda Livre
A Confederação Brasileira de Paraquedismo promove este campeonato de paraquedismo para escolher quem representará o país nas disputas internacionais.
Neste ano, a disputa reuniu 96 atletas e decidiu quem irá representar o país na Noruega. A equipe de São Paula conquistou a vitória.
Campeonato Brasileiro de Swooping
Ao contrário das demais competições que ocorrem no céu, aqui, por se tratar do swooping, o momento da aterrissagem, a disputa acontece bem próximo ao chão. Portanto, fica mais fácil para o público que consegue ver as habilidades dos atletas de perto.
Campeonato Brasileiro das Forças Armadas
Por fim, temos o campeonato de paraquedismo específico do exército que, além de treinar os paraquedistas em operações aeroterrestres, serve para premiar os melhores atletas do esporte das Forças Armadas. Deste modo, quem assiste garante que se trata de uma disputa bastante acirrada.
O que é preciso para participar de um campeonato de paraquedismo
Em primeiro lugar, cada campeonato possui suas próprias regras, assim como as categorias que fazem parte dele. Portanto, é necessário cumprir os pré-requisitos dos editais oficiais da disputa.
No entanto, existem alguns cursos pré-requisitos em, praticamente, todos os campeonatos brasileiros. Quer saber quais? Veja:
Curso AFF – Accelerated Free Fall
Este método foi criado nos Estados Unidos, mas, atualmente, é o caminho mais rápido e completo para a formação de um paraquedista. Todo atleta precisa fazê-lo. Em síntese, o curso possui 10h de aulas teóricas e 7 níveis de aulas práticas.
Com ele, o paraquedista aprende todas as técnicas e habilidades necessárias para realizar saltos sozinhos e assim, já consegue se inscrever em algumas categorias iniciantes para competir.
Curso BBF – Basic Body Fly
Este curso se refere a um programa de ensino destinado para os paraquedistas que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos e suas habilidades no esporte. Por meio dele, o aluno aprende técnicas individuais de voo para se deslocar da maneira que desejar.
Curso Free Fly
Por fim, temos o curso Free Fly que se destina aos paraquedistas mais experientes. Isso porque se concentra em ensinar as manobras mais complexas, como saltar de cabeça para baixo, em pé ou de lado, por exemplo.Aqui, na Sky Company, você pode fazer o curso AFF com os melhores profissionais do país. Conheça mais sobre ele e dê o primeiro passo para competir no esporte de aventura mais radical do planeta.
Postagens Relacionadas