Dia mundial do turismo: conheça os principais tipos de turismo no Brasil
Entenda aqui as características dos principais tipos de turismo e escolha qual categoria quer praticar neste Dia Mundial do Turismo!
Comemora-se o Dia Mundial do Turismo no dia 27 de setembro desde 1980, visando ressaltar a importância social, cultural e econômica da atividade.
Afinal, além de gerar empregos e contribuir com a economia do país, a atividade proporciona mais cuidado e preservação com diversos espaços históricos e naturais.
Além disso, a Organização Mundial do Turismo costuma levar um tema específico em cada ano, com a intenção de explorar as diversas facetas da atividade e sua relevância para o mundo atual. Pensando nisso, conheça, neste post, os principais tipos de turismo.
Dia Mundial do Turismo: principais tipos
Você sabia que existem vários tipos de turismo? Eles são divididos conforme as preferências na hora de viajar. Isto é, pela escolha dos pontos turísticos, das atividades ou até mesmo das comidas típicas.
Dito isso, conheça os principais tipos e escolha qual visitar no Dia Mundial do Turismo.
Turismo cultural
O turismo cultural se relaciona com o conhecimento de patrimônios culturais e eventos que valorizem a identidade do povo local. Em geral, quem procura por este tipo está interessado em saber mais sobre a história e a vivência das pessoas do lugar.
Deste modo, os passeios que fazem parte desta categoria são aqueles feitos em museus, catedrais, galerias de arte e sítios arqueológicos, por exemplo. Ou seja, tudo que conta um pouco da história do local.
Como grande destaque da categoria temos Ouro Preto, em Minas Gerais. A cidade ficou conhecida pelas suas construções coloniais que remetem a história dos séculos 17 e 18, além de vários pontos turísticos, como o teatro mais antigo do Brasil e diversas obras de Aleijadinho.
Ecoturismo
Conforme o EMBRATUR (Empresa Brasileira de Turismo) o ecoturismo é uma atividade turística que visa o consumo sustentável e a valorização do patrimônio natural e cultural de um local. Assim, incentiva a preservação e conservação da natureza.
Portanto, os turistas que buscam por experiências no ambiente natural e que apreciam parques, bosques, hotéis, fazenda, montanhas, rios e lagoas preferem este tipo de turismo. No Brasil, a categoria ganha popularidade, já que conta com muitas opções.
Rio Quente, em Goiás, por exemplo, além de oferecer toda a estrutura de um resort conta com as águas termais da região, sendo um dos principais destinos da categoria. Além do conforto do local, os turistas ainda aproveitam algumas atividades como tirolesa e rafting.
Turismo religioso
Entende-se por turismo religioso como grupo de pessoas que se deslocam em busca de eventos e lugares que tenham um significado religioso, como peregrinações, romarias, festas e espetáculos que seguem esse viés.
Como o Brasil é um dos países mais tolerantes à religião em todo o mundo, este tipo de turismo ganha muitos adeptos, fomentando a economia brasileira. Para se ter ideia, em 2018, só este tipo de turismo gerou um faturamento de 15 milhões de reais.
Nesse contexto, se destacam o santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, como o complexo do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Ainda assim, existem outros santuários brasileiros.
Então, veja os que mais atraem fiéis e considere conhecê-los no Dia Mundial do Turismo:
- Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista;
- Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá;
- Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento,
- Templo Budista Chen Tien, em Foz do Iguaçu.
Turismo de Saúde
Nesta categoria, se encontram as pessoas que desejam descansar e cuidar do corpo e da alma. Portanto, elas buscam por banhos termais, spas e curas por ervas e outras alternativas medicinais.
Deste modo, o lugar é escolhido pela sensação de bem-estar e paz ao entrar em contato com a natureza ou qualquer outro ponto turístico oferecido no local. Assim, banhos de sol e mergulhos são exemplos de atividades realizadas nesta categoria.
Poço de Caldas, em Goiás, por conta de suas águas termais aquecidas naturalmente e ricas em minerais, como ferro, zinco, magnésio e cálcio, costuma ser um dos destinos preferidos pelos turistas de saúde.
Turismo gastronômico
Como o próprio nome já diz, esse tipo de turismo se relaciona com as experiências culinárias que os lugares proporcionam. Afinal, cada região do país possui suas preferências gastronômicas.
Deste modo, o turista do sul, por exemplo, pode ir até o nordeste para experimentar as delícias do lugar ou ainda conhecer os temperos típicos da amazônia. Neste modelo, você pode montar um roteiro para explorar também a produção dos alimentos.
Assim, além de provar diferentes comidas, o visitante ainda conhece mais sobre a cultura e a identidade do lugar. Nesse sentido, a Bahia, por exemplo, se destaca com sua comida recheada de pimenta, camarão, azeite de dendê e leite de coco.
Turismo de aventura
O turismo de aventura é para aqueles que amam adrenalina e estão em busca de atividades radicais como mergulho, rapel, trekking, rafting, arvorismo, paraquedismo, voos de asa delta, surf, entre outros.
Segundo a revista Us New & World Report, o Brasil é o melhor país para a prática de turismo de aventura, dentre um total de 78 países analisados. Isso quer dizer que essa é uma das categorias que mais se destaca no país.
Não é a toa que o turismo de aventura é um dos mais buscados pelas pessoas em toda parte do mundo, afinal, são muitos os benefícios que esta categoria oferece, por exemplo:
- Maior contato com a natureza;
- Estimulação física e mental;
- Grande interação com o meio ambiente;
- Sensação de relaxamento e prazer;
- Diminui o estresse, a depressão e ansiedade;
- Superação de limites;
- Descoberta de novas sensações e experiências.
Nesse contexto, Boituva se destaca como um dos destinos mais buscados de turismo de aventura. Isso por o local ser ideal para quem deseja recarregar as energias e vivenciar momentos de pura adrenalina no Dia Mundial do Turismo.
Além de poder praticar o balonismo no local, a cidade é a única do país com aeroporto dedicado ao paraquedismo e parapente no Brasil. Assim, é possível saltar de paraquedas no lugar e ainda se surpreender com a bela vista que a cidade proporciona.
Para finalizar, saiba que é em Boituva que a escola Sky Company se encontra, escola com mais de 25 anos de experiência no paraquedismo. Assim, você pode vivenciar a experiência única de saltar de paraquedas com os melhores profissionais do país.
Então, agende essa experiência e vivencie essa emoção quanto antes!
Postagens Relacionadas