Listamos 15 coisas para se fazer antes dos 30 em nosso blog. Já saltou de paraquedas? Veja essa e outras sugestões!
Saiba a história e quais são as modalidades dos esportes paralímpicos
Os esportes paralímpicos são parte do maior evento voltado para pessoas que possuem alguma deficiência física.
Hoje em dia esse universo é repleto de modalidades dos esportes paralímpicos e, eles ajudam a aprimorar a autoconfiança e autoestima dos jogadores, além de favorecer significamente suas condições cardiovasculares, agilidade e equilíbrio.
Esses esportes podem ser praticados tanto individualmente quanto em grupo, o que favorece a socialização com pessoas deficientes e não deficientes também.
Durante os anos 40, o médico Ludwig Guttman, criou os esportes paralímpicos com o intuito de reabilitar os militares que sobreviveram a Segunda Guerra Mundial mas que, sofreram algum tipo de amputação.
Organizada por Guttman, a competição se iniciou em Stoke Mandeville, na Inglaterra, porém foi no ano de 1960 que a primeira Paralimpíada aconteceu de fato, em Roma.
O primeiro Comitê Paralímpicos Internacional foi criado em 1989, e em 2001 houve um acordo realizado com essa entidade e foi criado o Comitê Olímpico Internacional.
A participação de atletas brasileiros começou em 1976, em Toronto, mas a medalha para o país só veio quatro anos depois.
A medalha de prata foi conquistada pela dupla Robson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos da Costa na modalidade Lawn Bowls, semelhante à bocha que é praticada na grama.
As modalidades dos esportes paralímpicos são divididas para atletas individuais ou em grupos. Algumas também pertencem a linha dos esportes radicais.
Com eventos para homens e mulheres, esse esporte é voltado para deficientes visuais, com paralisia cerebral e lesionados medulares (os cadeirantes).
A luta já é iniciada com o atleta em contato com o kimono do seu oponente.
Saltar de paraquedas pode não ser umas tarefas mais fáceis, ainda mais quando se trata de saltar com uma cadeira de rodas. Claro que, diversas pessoas com deficiência já saltaram de paraquedas, mas até o ano passado, ninguém tinha saltado com uma cadeira de rodas.
Em junho de 2019, o atleta radical da elite do Canadá, Lonnie Bissonnette, conseguiu realizar um skydive com uma cadeira de rodas!
Com a ajuda dos seus amigos, Lonnie pulou de um avião com uma cadeira equipada com um sistema de corte e um paraquedas, para caso ocorresse eventuais problemas durante o salto.
Dois amigos de Lonnie, Angus Smith e Gareth Parry, o ajudaram a garantir que não houvesse instabilidade, enquanto Ivan Rusev e Daniel Mera voaram com uma câmera. Um observador ficou por conta do Cliff Crawford, que caiu bem em frente à Lonnie.
Lonnie ficou paralisado após sofrer uma lesão na medula espinhal devido à um salto em 2004, quando seu paraquedas não abriu por completo e ele caiu dentro de um rio em uma velocidade de aproximadamente 100 km por hora.
Um ano após o acidente, Lonnie voltou a saltar, e fez saltos com o os quatro objetos de BASE (Buildings, Antenas, Span, Earth). Ele foi o primeiro paraplégico do mundo a pular com os quatro objetos e segue atualmente sendo o único a ter saltado com eles.
O salto de Lonnie com a cadeira de rodas foi um sucesso, e já há uma edição mais longa em andamento! Vamos aguardar com ansiedade para rever este feito.