Listamos 15 coisas para se fazer antes dos 30 em nosso blog. Já saltou de paraquedas? Veja essa e outras sugestões!
Você já pensou em ser um atleta de paraquedismo? Entenda neste artigo quais os pré-requisitos para se tornar um e como fazer para começar!
Você já pensou em se tornar um atleta de paraquedismo? No Brasil, segundo informação da Confederação Brasileira de Paraquedismo, existem menos de 10 mil atletas deste esporte.
O caminho é cheio de emoção e adrenalina. No entanto, se trata de um processo longo, onde somente os paraquedistas que realmente desejam se tornar um atleta seguem até o fim.
Então, você quer saber quais os pré-requisitos para se tornar um atleta de paraquedismo? Entenda neste artigo como ingressar nessa carreira cheia de sensações e adrenalina, perfeita para aqueles que amam a liberdade. Vem ver!
Para ter certeza da sua escolha sobre se tornar um atleta do paraquedismo, o primeiro requisito, certamente, é realizar um primeiro salto. Só assim, você saberá se quer realmente seguir este caminho.
Deste modo, o primeiro salto é feito como aluno, de maneira tradicional. Nesta etapa, você poderá entender como o processo funciona, desde a preparação, o momento do voo, a queda livre, a planamento até a aterrissagem.
Vale lembrar que este primeiro momento acontece em dupla, chamado de salto tandem, onde você pula com um instrutor. Assim, além de vivenciar toda a adrenalina do primeiro salto, saberá se quer seguir nessa direção.
Após o primeiro salto, se você realmente quer se tornar um atleta deste esporte radical, deverá se matricular no curso AFF (Accelerated Free Fall), traduzido para “queda livre acelerada”.
O método teve origem nos Estados Unidos, considerado a maneira mais rápida e segura para se tornar um atleta de paraquedismo e um instrutor do esporte. Ele possui 10 horas de aula teórica que reúne todas as técnicas necessárias para a prática, por exemplo:
Em relação à parte prática, ela é dividida em 7 níveis, onde o aluno recebe um treinamento e realiza um salto, cumprindo desafios. No final, ele passa por uma avaliação. Então, precisa ser aprovado para passar de nível.
Nesse contexto, durante os 3 primeiros níveis, o salto ocorre com dois professores. Enquanto os demais, com apenas um professor que ajudará o aluno a manter a estabilidade na queda livre até o paraquedas abrir. Contudo, os saltos já são feitos sozinho.
Após o primeiro curso, existem algumas categorias que servem para indicar a experiência de um profissional, segmentadas pelo número de saltos dados. Entenda como elas funcionam a seguir:
Vale destacar que somente após a categoria D, o paraquedista pode iniciar cursos para se tornar instrutor de salto duplo e professor do curso AFF entre outros benefícios.
O próximo passo para o atleta de paraquedismo se trata do curso BFF, que em português significa Voo Corporal Básico. Em síntese, se trata de um programa de ensino direcionado para os recém-formados que desejam aperfeiçoar suas técnicas de voo.
Nesta etapa, o paraquedista poderá otimizar o seu deslocamento em queda livre, utilizando várias partes do corpo para fazer isso. Este curso permite que o atleta se desloque em qualquer lugar de maneira segura e eficiente.
Após concluir esta etapa, o atleta poderá continuar realizando outros cursos adicionais para se tornar um profissional cada vez mais completo. Sem contar que o aluno já pode buscar por competições que ele deseja entrar, contanto que cumpra os requisitos de cada uma.
Em outras palavras, enquanto o curso AFF ensina o básico, como abrir o paraquedas na posição correta, de barriga e sem giro, o curso BFF te permite aprender a se deslocar no ar com mais segurança.
Após concluir o AFF e o BFF, o aluno já é um atleta de paraquedismo apto a saltar sozinho e até mesmo instruir outros alunos. Contudo, com o curso Free Fly, o atleta consegue aprender novas posições e poderá saltar até mesmo de cabeça para baixo.
Nesse sentido, o curso é opcional e pode ser feito logo após 20 saltos. Com ele, o atleta aprenderá manobras e posições com viés acrobático. Ou seja, ensinamentos importantes para quem deseja ser um atleta deste esporte aéreo.
Vale lembrar que os freeflys conseguem atingir velocidades ainda maiores que 220 km/h. Por isso, o curso é bem procurado pelos fãs do esporte radical, viciados em adrenalina, uma vez que muitas posições serão aprendidas por meio dele.
Por fim, ainda existem algumas dúvidas sobre quais exames médicos são necessários para se tornar um atleta do paraquedismo. Nesse sentido, exames de rotina que atestam um bom funcionamento do coração e do sistema respiratório bastam.
Ou seja, uma avaliação clínica e, dependendo do caso, um eletrocardiograma pode ser pedido. No entanto, caso tenha problemas cardíacos, ortopédicos, respiratórios ou motores, é recomendado receber o aval médico antes.
De fato, se tornar um atleta de paraquedismo exige um caminho longo e muitas emoções. Contudo, trabalhar com o que se ama compensa todo o esforço. Além disso, a flexibilidade de horário e o campo de atuação para atletas estão cada vez mais promissores.
Se você deseja se tornar um atleta deste esporte, comece certo, com quem mais entende do assunto. Faça seu curso de paraquedismo com a Sky Company, a escola já possui mais de 25 anos de experiência, onde você conta com os melhores profissionais da área.